top of page
Foto do escritorCarlos Alberto Farracha de Castro

“8 Presidentes e 1 Juramento. A História de um Tempo Presente”

Atualizado: 8 de ago. de 2022


Indispensável investigar a história para poder compreender o presente e tentar prospectar o futuro, em que pese a complexidade dos tempos disruptivos atuais. Pois bem.


O filme documentário de Carla Camurati, denominado “8 Presidentes e 1 Juramento. A História de um Tempo Presente” e transmitido pela Globoplay, é essencial para compreender o período brasileiro pós-Constituição de 1988. O fio condutor do filme é o juramento que os Presidentes da República, desde Sarney até Bolsonaro, fazem em respeitar a Constituição.


Baseado em notícias da imprensa, o filme revela a inconsistência de nossos políticos, bem como a diferença entre o discurso e a prática. Aliás, por ocasião do segundo mandato de FHC, revela-se o destempero do atual inquilino do Palácio do Planalto. É bem verdade que o filme não aborda a totalidade do governo Bolsonaro, pois, segundo Carla Camurati, “o recorte proposto pelo filme sempre foi das Diretas até a posse do atual governo em 01/01/2019. Além disso, esses fatos são recentes e vivos na memória do público, o que faz a percepção do filme ser diferente sempre que você assiste, pois a história não para de acontecer.”


Enfim, assistir a esse filme não se trata de uma tarefa fácil. Afinal, nada impede descortinar um pensamento de que alguns governantes praticaram um verdadeiro estelionato eleitoral e, consequentemente, sentir-se um otário(a). Porém, assisti-lo é fundamental para qualquer cidadão que queira compreender o atual estágio do cenário sociopolítico, e econômico do Brasil, máxime quando as eleições presidenciais se anunciam em um horizonte próximo. Bom filme.


Carlos Alberto Farracha de Castro

Advogado – Doutor em Direito UFPR



Revisão textual: Jhenyffer Nareski Correia - @j.nareski

Comentarios


bottom of page