top of page
Foto do escritorGlória Farracha de Castro

Ainda faz sentido pensar Direita x Esquerda

Atualizado: 8 de ago. de 2022


esquerda, direita

Vivemos em um mundo completamente moderno, globalizado, integrado e regado a tecnologia. E principalmente, respiramos política. Por mais que alguns, por desilusão ou até mesmo por pura alienação, tentem escapar dos debates políticos, é inegável que estamos conectados com a vida política. Por menor que seja seu interesse, o mínimo que é votar todo cidadão deve fazer. Ou seja, não é possível fugir da vida política.


E à luz desses fatos, trago uma reflexão muito necessária para o século XXI e, principalmente, para o atual momento da sociedade, que é praticamente bipartida por partidos políticos, por dois polos. Esquerda ou Direita.


E com isso, faço a seguinte indagação: ainda faz sentido pensar Direita x Esquerda?


Eu tenho como resposta que não faz o menor sentido. É um pensamento retrogrado e certamente burro. Toda vez que colocamos algo “contra” algo, que pensamos isso ou aquilo, acabamos diminuindo nossos pensamentos, construímos muros e ficamos bitolados a apenas um único pensamento. Quando o ideal seria expandir nossos horizontes, ouvir outras pessoas, estudar várias ideologias e experiências.


É como dizem, “cada escolha, uma renúncia”, mas não deveríamos levar esse ditado tão ao pé da letra ao se discutir política. Ao invés disso, devemos diminuir os abismos, lutar por uma sociedade mais unida e menos dividida. No atual momento, não cabe mais aquele pensamento pequeno de escolher um lado e defender tudo que vem com ele.

Devemos entender que não é uma competição de polos, qual lado é melhor. Eu posso ser a favor do livre mercado e lutar contra a desigualdade. Posso ser a favor do sistema de cotas, mas, ainda acreditar que o esforço é primordial, posso ser a favor do aborto, mas não realizar a prática. É preciso entender, que ambas ideologias têm pontos positivos, assim como negativos. Nada é perfeito.


Acredito que não faz mais sentido existir dois lados, o que faz sentido são ideias, propostas, mudanças. Não precisamos nos bitolar a escolha de um lado. Inclusive, não deveria existir lados, deveria existir uma sociedade disposta a ouvir e aprender com opiniões diferentes. Isso sim é evolução, isso sim é o caminho para união e consequentemente uma sociedade mais saudável.

Entretanto, penso que, apesar de termos a liberdade de escolher nossos representantes, não devemos escolher um lado. Política não é sobre lados e separações. Pelo contrário, é sobre união, sobre o bem coletivo, sobre saber ouvir e saber se posicionar. Quanto mais unidos estivermos como sociedade, mais cedo poderemos voltar a ter esperança em um mundo melhor.

Comments


bottom of page