top of page
Foto do escritorCarlos Alberto Farracha de Castro

Eiffel


Inegável que a Torre Eiffel, obra do famoso engenheiro Gustave Eiffel, confunde-se com a história de Paris. Portanto, para aquelas pessoas que apreciam desafios e superações, bem como gostam de investigar a história (isso sem esquecer da beleza da cidade de Paris), recomenda-se assistir ao filme de Martin Mourboulon, denominado “Eiffel”, em cartaz na Amazon Prime Video e outras plataformas de streaming.


Livremente inspirado em fatos reais, a trama retrata a construção da Torre Eiffel, acompanhado de um romance proibido entre Gustave (representado pelo ator Romain Duris) e uma jovem de família rica chamada Adrianne Bourgès (vivida por Emma Mackey). Mas não é só.

Retrata o enriquecedor período cultural e político do final do Século XIX, na ótica da cidade de Paris. Em verdade, Gustave Eiffel, após entregar a Estátua da Liberdade em Nova Iorque, está se sentindo pressionado para construir uma outra obra para a Exposição Universal de 1899 em Paris. Em um primeiro momento, sugere o metrô, para depois curvar-se à construção da Torre Eiffel, atualmente um dos principais símbolos da cidade de Paris, já visitado por mais de trezentas milhões de pessoas.


O filme não só explora a obra de arte da Torre Eiffel (embora pudesse exibi-la um pouco mais em seu interior), como também as obsessões dos gênios para consolidar seus desafios, mesmo quando enfrentam os conservadorismos e os preconceitos das elites, tudo recheado (repita-se) por uma linda e proibida história de amor. Enfim, imperdível.

Komentarze


bottom of page